19 de setembro de 2014

9 coisas que você tem que saber antes de comprar na Internet!

Olá meninas, e possíveis meninos!
Dando uma olhada pela internet esses dias afim de comprar um kit de pincéis para mim, me deparei com vários site oferecendo um preço muito (mas muito) menor que os das lojas físicas da minha cidade! Então, pensando nisso, resolvi falar sobre o assunto para que ninguém acabe caindo em uma dessas lojas fajutas!


1 - É CONFIÁVEL?
Seja por indicação, ou achando pela internet não dá pra simplesmente ir confiando nisso. O ideal é você checar se no link da página aparece aparece o https:// e vem com um cadeado antes. Isso significa que seus dados não estarão visíveis para outras pessoas. E além disso, procure sempre informações do site no Google, se é realmente bom como aparenta ou se realmente é apenas aparência. E se você decidir comprar, o indicado é que você peça algo pequeno para fazer o teste, se chegou direitinho. Lembre-se de ver se a caixa está sem amaçados que podem ter quebrado o produto ou se o produto chegou faltando algo. Assim se correr tudo bem, poderá confiar mais um pouco.

2 - TEM GARANTIA OU ASSISTÊNCIA?
Pelo produto ser barato (até demais), muitas vezes eles acabam não tendo qualquer tipo de garantia e nem assistência. Você poderá ate conseguir trocar o produto por outro ou pedir o estorno (dinheiro) de volta conversando com o vendedor, mas isso não é necessariamente uma regra. "É fundamental ler a política de privacidade, além dos termos de entrega, troca e devolução que a loja oferece. Se não concordar, não compre!" diz o diretor de marketing da AVG Brasil.

3 - PRECISA PAGAR FRETE E IMPOSTOS?
Produtos abaixo de 50 dólares precisam pagar o ICMS, um imposto que pode ser aplicado ou não nos estados. Já os produtos acima desse valor estão sujeitos à cobrança de 60% sobre o valor da mercadoria. Os fretes, normalmente, é um atrativo nesse tipo de compra: os vendedores o fazem de graça para impulsionar a compra. Alguns sites já fecham a conta com os impostos incluídos, o que é ótimo, já que você não terá nenhuma surpresinha quando terminar a compra. Mas infelizmente não são todos. Quando não aparece o valor do imposto não quer dizer que ele não exista. Tem também o IOF sobre compras no exterior, por que mesmo estando no Brasil, a compra foi feita em outro país, ou seja, em outra moeda, o que acarretará a cobrança.

4 - DEMORA PARA CHEGAR?Pode ser que a compra chegue em duas semanas, ou até seis meses depois. Não há como prever. No Brasil, os correios demoram em torno de 15 dias para conferir o produto e entregar, mas o prazo pode se estender por até seis meses. E dependendo do valor, ainda há risco de taxação.

5 - PODE SER FALSIFICADO?
Dificilmente você conseguirá saber se o que está comprando é uma imitação ou é verdadeiro apenas olhando as fotos no anúncio. Mas sempre desconfie de preços muito baixos. Se uma marca como Hollister por exemplo, vende suas camisetas a 60 reais, É quase impossível você achar ela de 20!

6 - OS PRODUTOS SÃO LIBERADOS NA ANVISA?
Deve-se tomar cuidado com compras de cosméticos e produtos de beleza. Toda importação está sujeita a análise do ANVISA, órgão que regula a liberação de rémedios, cosméticos, perfumes, produtos de lingerie, alimentos, entre outros. Antes de comprar, cheque o que você pode ou não pedir.

7 - TAMANHO ERRADO
Nem todos os tamanhos que estão na descrição do anúncio correspondem ao seu número real. (Sério, eu calço 36, mas de vez em quando tenho sapatos 35 e 34 devido a forma ser maior). O ideal é achar aquele que tenha as medidas do seu corpo, assim, você não precisa comprar um vestido e descobrir que ele é na verdade, uma camisetinha.

8 - NA HORA DE PAGAR
Apesar de correr o risco de sofrer um uso indevido do seu cartão de crédito, ele é a melhor forma de pagamento. Ele é mais seguro do que uma transferência bancária ou o boleto, pois, se houver qualquer problema, há como cancelar a compra e ter o estorno (devolução do dinheiro). E de acordo com especialistas, é melhor ter um cartão de crédito somente para compras online, assim você garante maior controle dos gastos.


9 - É VANTAJOSO COMPRAR FORA?
As taxas, a dificuldade na entrega podem ter reflexos bem diferentes no nosso bolso e na economia do Brasil. O bom é termos acesso a produtos que às vezes não estão disponíveis aqui sem ter de viajar. Dentre as desvantagens, estão a pirataria (muitos produtos são falsos), a concorrência desleal (pois em vários casos os impostos não são recolhidos, enquanto os lojistas brasileiros estão afogados em taxas), diminuição no comércio brasileiro, sem falar do próprio prejuízo do comprador, que nunca sabe o que vai chegar dentro da caixa.

Bom meninas, é isso. Espero que tenha tirado suas dúvidas, e ter ajudado meninas(os) que queriam comprar pela net, mas ainda está em dúvida.
Deixe seu comentário!
XOXO!

2 comentários:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner