9 de agosto de 2014

Dicas para blogueiras: O começo de tudo!

Olá Meninas!
Bom, a algum tempo venho pensando em criar essa tag "Dicas para blogueiras". Eu participo da blogosfera há mais de 5 anos, então tenho pelo menos algum conhecimento para transmitir para vocês! Essa nova tag do blog é para ajudar você que está no começo do seu blog, ou querendo ter um blog e ainda está em dúvida.

Bom, o blog de mais ou menos 2 a 3 anos começou a ser uma das ferramentas mais poderosas da internet, e ser uma blogueira relevante e ter um conteúdo interessante, exige esforço e amor por aqui que você faz.
Então vem comigo para as dicas iniciais?!



Como começar?
Primeiramente escolha o nome (URL) que você quer dar ao seu blog, lembre-se: Seu blog será conhecido por esse nome então nada de nomes muito longos e difíceis de ser pronunciados ou digitados.

Domínio e Hospedagem
Eu percebi que algumas meninas não sabem realmente o significado desses dois. Principalmente a parte da hospedagem. Então explicando de uma maneira mais fácil:
Domínio: é o endereço do blog, existem os pagos (.com, .com.br, .net) e os gratuitos (.blogspot.com, .livejournal.com, wordpress.com).
Hospedagem: é um serviço que você contrata para manter os arquivos do seu blog no ar, você só vai precisar se preocupar com essa parte se optar por um domínio pago.
Dica: Vale começar com os serviços gratuitos para depois pensar no serviço pago.

Aparência 
Sabe quando você se encanta por aquele produto da embalagem super linda? A mesma coisa acontece com o blog. O seu layout tem que ser bonito e agradável para os leitores.
Então gif animado piscando no fundo; nada de cor de fundo escura ou cores florescentes.
Deixe a navegação simples, o conteúdo fácil de ser encontrado. 
Tudo é uma questão de bom gosto!

Saiba o que escrever
Decidir sobre o que o seu blog vai falar faz tudo ficar mais fácil. Por exemplo: DIY (faça você mesma), além de focar nesse conteúdo os leitores terão como referência o seu blog.

Mantenha atualizado
Conquiste seus visitantes com conteúdos novos e interessantes! Mas também não vale postar qualquer coisa apenas para encher linguiça. Imagine se suas blogueiras preferidas postassem qualquer coisa...

Diferencie seu layout
Com o mínimo de conhecimento em HTML você consegue diferenciar seu layout do outros. Trocar a cor do fundo, cor da letra, cor do links, por exemplo, faz toda a diferença.

Preste atenção no português
Nunca deixe de escrever do seu jeito! Seja sempre você mesma, mas preste atenção no português. Não custa nada aprender regrinhas básica do português como saber quando usar acentos, vírgulas, a diferença de MAS para MAIS, que a gente se escreve separado, entre outro. Esses erros básicos e o uso de muitas gírias e abreviações prejudicam a imagem do seu blog.

Responda seus leitores
Quer que os leitores voltem ao seu blog? Seja simpática! Responda comentários, dúvidas, tente ajudar e se aproximar. Imagina você chegar em um blog e fazer uma crítica e a pessoa te responder com ignorância?! Ruim né?! Então faça a diferença!

Crie, NÃO copie
Crie sempre seu próprio texto, mesmo que o assunto seja o mesmo. Nunca copie, copiar é crime, e resulta em processos judiciais! Além de que o google dá conteúdo duplicado no seu blog. Ou seja, não vale a pena!
Se for usar algo que não foi feito por você dê créditos!

Não faça SPAM
Nunca entre em outro blog e comente "Adorei o post, visita meu blog www.semnoção.com.br". Tenha consciência que isso é chato, e que na verdade você acaba espantando seus possíveis leitores. Se fizer um comentário que ele seja construtivo, e no final coloque apenas o link. Assim você estará divulgando sem ser indiscreta.

Bom meninas, esse foi o primeiro post, então quem tiver alguma dúvida sobre alguma coisa do tema, deixe sua pergunta nos comentários, que no inicio do próximo post sobre Dicas para blogueiras irei responde-las.
Deixe também algum tema que você queira que eu fale sobre blogs que você não entenda bem.
Espero ter ajudado a você que está no começo do seu blog!
XOXO!

4 comentários:

  1. Amei seu post amiga, todas as dicas são ótimas, em relação ao domínio e hospedagem eu acho super importante diferenciar um do outro. E em relação a spam, eu nunca comento "retribui a visita", eu leio o post, se eu gostar eu comento, e no final do comentário eu deixo o link do meu blog, mais eu não peço, se a pessoa se interessar, ela visita.
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post meu bem! Com certeza, muuuitas meninas não sabem diferenciar um do outro então é sempre bom ter alguém para explicar ne?! rsrs Spam é o piorzinho ne... kkk
      Obg pelo comentário meu amor <3
      Bjsss

      Excluir
  2. adorei seu post , muito bom mesmo , bom para as meninas novas e quem já esta nessa a mais tempo www.mandaliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Amanda! Tem muitas meninas que ainda não sabem nem essa parte mais razoável direito rsrs
      Obg por comentar!
      Bjss

      Excluir

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner