17 de agosto de 2014

Dicas para Blogs: Qual a melhor plataforma?


Olá meninas!
No Dicas para blogs de hoje, vou entrar num assunto bem discutido. Qual a melhor plataforma?

Para quem não sabe plataforma é o local onde você escreve os seus posts. No caso temos os dois mais conhecido: Blogger e Wordpress. Para ser sincera, eu nunca usei o Wordpress, o Blogger sempre atendeu ao que eu precisava. Mas li bastante sobre os dois e agora irei diferenciar e você no final do post irá decidir qual é a melhor para você!
PS: As palavras com asteriscos ( * ), estarei explicando no fim do post.

Qual a diferença entre os dois?
Wordpress pelo o que eu li é restrita no quesito publicidade, ate onde eu sei não se pode por propagandas e publicidades. Então se você quer usar propagandas e não quer pagar pela hospedagem fique no Blogger.

Por qual começar?
Devo dizer que Blogger é muito bom e se você está começando agora no mundo do blog ele é o mais indicado, mas que se você quer um blog mais profissional vá para o Wordpress.

Explicando as duas plataformas
BLOGGER:
É uma plataforma gratuita onde você não precisa pagar nada para hospedar seus arquivos. É ótimo para quem fazer uma postagem simples, e ter um layout facilmente. O bom do blogger é que você pode colocar anúncios do adsence* ou qualquer outro (você precisa ser aprovado para isso) através do widgets*. E não tem precisão de pagar por isso.
Dica: Fazer backup do seu blog.
Vantagens:
- Totalmente gratuito
- Criação e personalização fácil
- Existem vários templantes para o blogger e é simples de instalar
- HTML* editável
- Se integra aos serviços proporcionados pela Google, como Picasa, Adsence e Analytics*


Desvantagens:
- Suporta somente plugins* desenvolvidos pelo Blogger
- Número limitado de páginas
- Técnicas de SEO* muito limitadas


WORDPRESS
O complicadinho aqui, para piorar a situação tem duas plataformas: wordpress.com e wordpress.org. Possui algumas coisas a mais e outras a menos comparando com o Blogger, dependendo de qual das duas (.com e .org) você vai usar.

  • Wordpress.com: É a parte totalmente gratuita, mas restrita. Restrita porque não se pode fazer anúncios nessa versão. Não tem a versão de plugins, mas tem a de widgets. Uma coisa legal de lá é que você pode moderar e editar os comentários. Por exemplo: Não gostou da ultima linha do comentário você pode apagar.
    Nessa versão você não pode personalizar as url's dos posts, tags e categorias.
  • Wordpress.org: Parte paga do wordpress. Aqui você pode ter os plugins. Você pode usar anúncios, então fica super fácil de coloca-los. Então você tem que pagar domínio próprio e hospedagem em alguma empresa.
    Sabe aqueles e-mails profissionais do tipo contato@nomedoblog.com. Quando você começa a pagar a hospedagem você pode criar este e-mail.
Vantagens:
- Infinitamente personalizável
- É um ótimo sistema de gerenciamento para blog e sites profissionais
- Permite você montar tudo o que imaginar em cima desta plataforma
- É fácil incrementar nova funcionalidades com a ajuda de plugins
- É atualizado constantemente, pois conta com um grande grupo de colaboradores para constante evolução da plataforma

Desvantagens:
- Você precisará comprar um hospedagem para seu blog.
- A configuração do site não é tão fácil de instalar. Tem o manul explicativo, mas provavelmente você precisará da ajuda de alguém.

Bom, basicamente o que vocês tem que saber sobre as duas plataformas é isso. Mas dá para perceber que a plataforma do blogger como eu disse, te oferece muitas coisas de forma gratuita.
É isso meninas! Espero que tenha esclarecido as dúvidas de vocês quanto as plataformas.
Qualquer dúvida deixe nos comentários, será um prazer lhe responder!
XOXO!

Glossário
Adsence: É um serviço de publicidade oferecido pela Google
Analytics: É uma ferramenta que permite análises minuciosas sobre o público do seu blog, como: Tempo que ele fica no seu blog, número de acessos, visitantes, gostos etc.
HTML: É a linguagem utilizada para produzir as paginas da internet.
Plugins: É um programa de computador utilizado para adicionar funções e outras programas maiores não presentes na linguagem HTML.
SEO: Significa "Otimização de sites" em português. Nada mais é do que a otimização de uma página para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca.
Widgets: É o componente de uma interface gratuita do usuário (GUI) que contém janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc.

2 comentários:

  1. Ou xuxu, eu tenho o meu blog no blogger, mas viii em alguns vídeos que o melhor mesmo eh o wordpress, você sabe me dizer se eh possível migrar de plataforma? Beijo

    Www.priscilaguirao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Priscila! Sim é possível migrar, procure videos no youtube de como migrar. Ou converse com alguem que já migrou! Tenho certeza que vai lhe ajudar bastante :D
      Obg por comentar flor!
      Bjss

      Excluir

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner